A Massagem

A massagem é uma uma prática terapêutica que já existe desde épocas bem remotas.

O massagista, na execução da massagem, utiliza por norma um óleo ou então, um produto que facilite o deslizamento das mãos.

Existem várias técnicas na massagem: Effleurage, Petrissage, Tapotement. Nestas técnicas existem movimentos caraterísticos, nomeadamente mão pós mão, dedo pós dedo, vibração, deslizamantos, etc., assim como as pressões sobre os músculos são de intensidade variada.

No local onde são feitas as massagens, a luminosidade não deve ser muita. Ou seja, o local deve ter luz fraca e música calma - se a massagem tiver como finalidade o relaxamento ou a recuperação física - e música menos calma, quando se pretende ativar os músculos, por exemplo quando se está prestes a entrar em jogo ou em competição numa determinada modalidade.

As massagens terapêuticas (a Quiromassagem) é um tipo de massagem que pode ter dois desfechos: ou a pessoa fica descontraída e sem dores, ou em alternativa, e isso depende muito do estado de saúde de cada um ou de estar mais ou menos sensível, fica cheia de dores. No entanto, passado algum tempo, elas desaparecem.

É muito importante que durante a massagem, muito principalmente se ela for terapêutica, que vá informado o terapêuta do ou dos locais onde está a sentir dor. Procedendo assim, a tensão a exercer no local já vai ser muito menor.

Contrariamente ao que acontece nas massagens desportivas, a luminosidade para as massagens de relaxamento devem ser de baixa intensidade. A música, o tipo de música é também muito importante.

Relativamente a dores, nas massagens de relaxamento elas praticamente não existem visto que a intensidade da pressão é diferente; é menor.